segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Assunto de hoje: sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma

Por Marcos Paulo Silva Cunha

A Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma é aquela que guarda o seu sábado, que é o dia de descanso dedicado a Deus, o SENHOR. ÊX 20.10. Cristo fundou a sua igreja durante os três anos em que ele foi pregador de boas novas ao povo de Israel. Agora vem a pergunta: quando surgiu o trabalho missionário? Vou responder a essa pergunta não muito detalhadamente.

O trabalho missionário surgiu nos dias de Cristo. O que Cristo fazia? Ele pregava o evangelho aos judeus e não-judeus, e, além de pregar, curava os doentes e ressuscitava mortos como Lázaro. As Escrituras Sagradas dizem quando, depois da partida de Jesus ao céu, o apóstulo Pedro diz: "O qual andou fazendo o bem e curando os oprimidos do Diabo, pois Deus estava com ele". AT 10.38. Havia uma certa ocasião em que Jesus chegou a curar doentes no dia de sábado, coisa que, aos olhos dos líderes judeus, mestres da Lei e fariseus hipócritas, era um absurdo para eles. Por exemplo, para eles, era considerado pecado cuspir no chão, ultrapassar mais do que 1000 metros e outras coisas parecidas. E foi por causa dessas coisas, que os fariseus, ao saberem que Jesus curara um paralítico em dia de sábado, levantaram perseguição contra ele, porque além de quebrar o sábado, diz o Evangelista João, ele se fazia igual a Deus e dizia que este era seu Pai.

Voltando ao assunto da Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma, aguardem....

 Nós, como igreja, quer rapazes e moças, quer crianças e membros experientes na obra de Deus tais como pastores, obreiros, ministros, presidentes de associações e uniões missionárias, departamentais, músicos, etc: sim, todos nós precisamos trabalhar missionariamente, ou seja, como dizem as Escrituras Sagradas: "Sigam o meu exemplo, assim como sigo o de Cristo". 1CO 11.1.

O que é que quer dizer a expressão "sigam o meu exemplo?"

Na realidade, o que Paulo estava querendo dizer era de que todos nós podemos seguir o bom exemplo de Paulo e de outros antepassados como Abraão. Que Abraão fazia? Ele pregava o evangelho através de construção de altares para adorar a Deus; e quando alguns viam aqueles altares, diziam: "Foi Abraão que construiu os altares para adorar o seu Deus". Ou seja, em cada lugar aonde ia, Abraão construía um altar para adorar a Deus, o SENHOR. Será que é tão difícil seguir o exemplo de Abraão? Será que é tão dificultoso fazer culto matutino e vespertino como fazia Abraão? Oh, como não é difícil fazer assim! É claro que é fácil seguir o exemplo dos demais patriarcas como Davi.

Há um tempo atrás, se não me engano no ano de 2011, fiz uma pregação sobre Perdidos dentro da Igreja. E sabem quando é que os membros da igreja ficam perdidos? Ficam perdidos por três coisas: primeiro: além de não fazer o trabalho missionário, desculpa-se dizendo: "ah, eu não posso ir. Tenho outras coisas pra fazer"; outra desculpa: "ah, eu não posso ir, porque não sei distribuir folhetos e não sei falar; sou tímido(da)"; mais outra desculpa: "ah, não sou de falar com certas pessoas. Tenho medo de que, quando eu for distribuir algum folheto, a pessoa rasgue ou jogue fora"!

Ah! Como eu gostaria que Deus ouvisse tais desculpas! Tais pessoas fazem isso só pra fugirem da responsabilidade como membros da igreja! A profetisa Hellen G. Whit escreveu em um de seus escritos: "Trabalhe cada um para Deus. Mostre cada um o seu talento; e nunca seja encontrado em ociosidade". Nós precisamos nos reformar e sair dessa letargia e da mornidão que vem acontecendo em nossas igrejas; a menos que assim façamos, o trabalho missionário não irá pra frente, e a igreja, infelizmente, vai estar sem forças. É por isso que muitos, mesmo na igreja, têm dito: "A igreja está sem amor, está fraca, não faz nada, está acomodada!" Sabem o porquê ddessa fala negativa? Porque nós estamos muito acomodados e estamos no chamado conformismo!

Outra coisa: além de o membro não trabalhar, confunde a mente das pessoas dizendo coisas que não têm nada a ver com a Bíblia e o Espírito de Profecia. E quem é que exulta com isso? É o Diabo! Ele é que gosta de uma pessoa como essa! O Inimigo, cada dia que passa, está procurando uma oportunidade para desviar os membros da igreja da sua própria responsabilidade. Uma das coisas que Deus detesta e odeia de todo o coração, é a indolência! É pecado ser indolente? Claro que é! Como não é pecado?

A indolência mata segundo diz o Sábio Salomão: "Durma um pouco e descanse, e enquanto você dorme, a pobreza o atacará de repente como um ladrão Armado". E diz mais: "Quem dorme na época da colheita, passa fome". Foi isso o que disse o Sábio Salomão no livro de Provérbios.

Finalmente: o que se percebe em nossas igrejas é o espírito de fanatismo ou farisaísmo. Vocês sabiam que, mesmo em nossas igrejas, há pessoas que são fanáticas ou extremistas? Pois bem! Vou dizer agora!

A pessoa que tem espírito de fanatismo tem o maior prazer de acusar e criticar severamente aqueles que fazem o possível para trabalhar na causa de Deus. Exemplo disso são os jovens. Os jovens, quer rapazes, quer moças, são duramente criticados! E, para variar, o extremista quer que todos andem do jeito que ele anda e quer que todos se vistam do mesmo modo que ele se veste; pois caso contrário, quem não segue seu exemplo, faz com que o extremista fique pertubado e, quando vê uma pessoa vestida não do jeito dessa pessoa, que é a pessoa que tem o espírito de farisaísmo, essa pessoa até chega a sair da igreja e ir embora! Que absurdo! E quando vê que uma moça não está vestida do jeito que o extremista não está de acordo com que a moça se veste, essa pessoa chega a dizer, por insultos, a seguinte afirmação que, para Deus, é uma coisa horrenda: "ah, mas essa menina, diante de Deus, é uma prostituta!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Que piada, né? Nunca vi um reformista dizer isso.... rsrsrsrsrs! Nem eu, Marcos Paulo, diria uma coisa como essa, viu?

Pois bem. As pessoas que têm espírito de farisaísmo, mesmo que sejam membras da nossa igreja, precisam se humilhar perante Deus, orar pelos jovens e falar com eles carinhosamente. A menos que essas pessoas façam isso, se elas continuarem como estão, como extremistas, jamais permanecerão na igreja, e a igreja, como um todo, passará muito melhor sem elas!

Portanto, eu digo: se quisermos que as nossas igrejas da Reforma prosperem, temos que trabalhar missionariamente. Caso contrário, no Dia do Juízo, seremos achados em falta, e o castigo para a morte eterna será o lago de fogo que arde com enxofre!

Portanto, fica aqui este forte apelo: vamos trabalhar! Somos falhos, mas não podemos ficar só nisso! Querem um exemplo?

O metrô, como quase todos sabem, é um meio de transporte público. Os trens do metrô andam por meio de motores de tração elétrica. E, se um trem parar de funcionar, ele é imediatamente levado para a manutenção, e ali, os problemas e as falhas serão resolvidos e corrigidos. E assim, ele volta a andar como antes.

Assim somos como o metrô: somos falhos, mas como a igreja é uma "manutenção", nossas falhas são corrigidas, e, à medida que isso acontece vamos ficando perfeitos, refletindo a imagem de Deus, o SENHOR.

E este é meu apelo: que saiamos da ~mornidão, e que nossas igrejas possam trabalhar cada dia mais! E que nós também trabalhemos até que a obra de Deus esteja completa! E assim fazendo, as pessoas que nos virem, dirão: "Realmente existe um Deus que julga o mundo inteiro. Como ele é grande! Ele vai bem com o seu povo, e tudo o que eles fazem é agradável a ele!" Sim! Todas as pessoas que não conhecem a Deus, ficarão convictas, e algumas, ficarão emocionadas e chorarão de alegria! E exclamarão: "Como é sábio e inteligente o povo de Deus!"

Este é o meu apelo, e que a paz de Deus esteja com todos! E que Deus tenha misericórdia de nós! Amém!